Notícia | CaradaWeb - Governo federal lança “Painel do Fogo” para combater focos de incêndio na Amazônia

Plantão
Meio Ambiente

Governo federal lança “Painel do Fogo” para combater focos de incêndio na Amazônia

Publicado dia 28/09/2021 às 10h13min | Atualizado dia 28/09/2021 às 10h19min
No lançamento da plataforma Painel do Fogo, também será anunciada a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

O Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vai lançar, nesta quarta-feira (29/09), o software Painel do Fogo. O sistema tem como objetivo permitir o acionamento ágil no combate a focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal.

De acordo com o Censipam, a ferramenta vai realizar o agrupamento automático dos focos de calor detectados pelos satélites, identificar os eventos de fogo e classificá-los em ordem de prioridade para o combate.

“Essa funcionalidade possibilita o atendimento aos casos mais urgentes num curto espaço de tempo, otimizando a atuação das equipes de campo e os recursos utilizados”, disse o diretor-geral do Censipam em Brasília, Rafael Costa.

Na análise das imagens, a nova plataforma de monitoramento considera a combinação dos produtos de risco (suscetibilidade), rastreio (propagação) e danos (área queimada), com uma abordagem para as ações de comando e controle das agências durante as operações de combate às queimadas.

No lançamento da plataforma Painel do Fogo, também será anunciada a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Segundo a pasta, as atividades do Centro darão suporte ao policiamento preventivo, ao combate a crime organizado e tráfico de drogas, e aos agentes de segurança pública e defesa social, o que fortalecerá o monitoramento nas fronteiras.

Painel

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) oferece o serviço de rastreio do fogo a partir do agrupamento da ocorrência de focos em eventos individuais de queimadas e incêndios. Visando subsidiar o acionamento das equipes de combate ao fogo na Amazônia e no Pantanal, o Censipam desenvolveu o Painel do Fogo, combinando um gráfico de severidade com visualizador de mapas web para cruzar imagens de satélites óticos em tempo quase real com camadas territoriais.

A plataforma, desenvolvida de maneira integrada com órgãos de atuação direta em campo no combate às queimadas e aos incêndios, já está disponível para uso. Os diferenciais do Painel do Fogo são a abordagem de eventos individuais a partir de agrupamento de focos de calor, o uso de imagens de diferentes satélites de observação da terra em uma mesma ferramenta e a busca por informação em tempo quase real das detecções de fogo em cada evento.

A ferramenta foi disponibilizada, neste momento, considerando a importância da fase de validação e em virtude do ápice da temporada de incêndios. Em breve, no dia 8 de setembro de 2021, haverá o lançamento oficial do Painel do Fogo para apresentação das particularidades, bem como para detalhar o uso, a navegabilidade e os planos futuros.

As queimadas têm sido um problema que muito mal tem feito ao meio ambiente, sobre o tema tem ganhado destaque no cenário o trabalho do artista baiano Wagner Rosa. Confira agora no link abaixo o vídeo clip  do artista:

 

https://www.youtube.com/watch?v=mYiy64Mye7Y&t=15s

 

Conheça mais um pouco sobre o artista:

 

http://mapas.cultura.gov.br/agente/70742/

Fonte: 18Horas.com.br/ASCOM Wagner Rosa

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br