Notícia | CaradaWeb - A sabedoria é a principal coisa; portanto, adquire a sabedoria.

Plantão
Espiritualidade

A sabedoria é a principal coisa; portanto, adquire a sabedoria.

Publicado dia 04/12/2022 às 07h28min
É da tolice e dos problemas dos homens que qualquer outra ambição rivalize com este objetivo principal.

A sabedoria é a principal coisa; portanto, adquire a sabedoria, e com toda a tua aquisição, adquire entendimento.Provérbios 4:7

Aqui está a chave de Provérbios! Estas são as palavras do rei Davi para o seu filho Salomão (Pv 4:1-9). Elas explicam o objetivo do livro de Provérbios. Elas descrevem o maior objetivo para qualquer vida - a importante busca da sabedoria e do conhecimento.

É da tolice e dos problemas dos homens que qualquer outra ambição rivalize com este objetivo principal. É seu dever e abençoado privilégio considerar esta maravilhosa oportunidade e procurar a sabedoria.

Sabedoria é a coisa principal - a questão mais importante na vida. Sabedoria é o poder da avaliação certa - a habilidade de escolher a solução correta para qualquer situação. É saber como pensar, falar, e agir para agradar tanto a Deus como aos homens. Ela é a base do viver vitorioso. Sem sabedoria, os homens fazem escolhas que lhes traz dor, pobreza, problemas e até mesmo a morte. Com ela, os homens fazem escolhas que lhes traz saúde, paz, prosperidade e vida.

O entendimento está ligado à sabedoria, e é um objetivo importante também. Entendimento é o poder do discernimento - para enxergar além do alcance dos olhos e reconhecer as falhas inerentes ou os méritos de uma coisa. Sem entendimento, os homens são facilmente enganados e desencaminhados. Sem ela, os homens estão confusos e perplexos.

Com ela, os homens conseguem ver o que os outros não enxergam, e, com isto, evitam as ciladas e as armadilhas dos pecados sedutores. Com ela, as dificuldades da vida se tornam simples.

O sucesso aqui é definido e exaltado! O que você vai fazer com este axioma da vida para si mesmo e para os seus filhos? Se você negligenciar esta questão, a mais importante da vida, você trará sobre si mesmo e à sua família disfunções e dificuldades. Se você priorizar a busca da sabedoria e do entendimento, você pode tomar banho de sol numa agradável prosperidade. Encontrar sabedoria traz vida e o favor de Deus; menosprezá-la é enganar a sua própria alma e traz a morte (Pv 8:35-36).

Os Estados Unidos gastam bilhões na educação, mas nem a sabedoria nem o entendimento é parte de qualquer currículo! Pais se sacrificam por seus filhos para lhes dar uma "boa educação", como se isto fosse o mais nobre dos objetivos humanos! Mas eles não entendem que aprender sem sabedoria ou entendimento é pior do que o imprestável, pois o aprender sem sabedoria dá uma falsa confiança em conhecimento que não pode proteger a sua vida e leva a escolhas ruins. Um tolo educado é pior do que um tolo ignorante (Pv 26:12)!

Não importa quem descobriu a Bolívia, nem que tenha sido descoberta. A não ser que você trabalha para a NASA, cálculo integral e diferencial é uma perda de tempo; apesar de que cálculo efetivamente dá ao aluno uma desculpa para a baixa média geral das suas notas! Ruminar fatos que você nunca vai usar no mundo real é o maior conto de vigário jamais executado.

Sabedoria é a coisa principal, mas isto não está dentro do contexto e da sequência de qualquer nota, em qualquer dos estados (nos EUA), nem em qualquer nação moderna. Um título de Bacharel envolve 17 anos de educação formal, mas o título é concedido sem nenhuma consideração à sabedoria.

Sabedoria e entendimento exigem o conhecimento e o temor de Deus (Pv 1:7; Pv 9:10). Sem elas, uma pessoa não pode nem ao menos começar a obter sabedoria. Mas estes pré-requisitos são proibidos e ridicularizados nos níveis mais altos das nossas instituições de educação!

O que esses níveis mais altos estão buscando? Fatos irrelevantes e raciocínios insanos! Fatos, sem um contexto valioso, são irrelevantes e raciocinar, sem que haja a "razão primária" e absolutos morais, são alucinações.

Quais os principais objetivos da nossa chamada nação esclarecida? Prazer! Não somos melhores do que as loucuras epicurianas dos gregos (At 17:16-34). Dinheiro! Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males e afoga os homens na destruição (ITm 6:6-10). Saúde! Praticamente não tem valor algum, se a sua vida mais forte e mais longa é usada para estender a sua vida disfuncional (Pv 13:15).

Pais! O que vocês estão fazendo com e por seus filhos? Vocês estão ensinando-os o poder do discernimento e do juízo correto? Você mesmo dispõe dessas habilidades? Ou você acha que prover para eles três refeições completas por dia, algumas horas de televisão restringidas e pegá-las quando saem dos seus treinos esportivos? Que vergonha repugnante!

Pais! A sabedoria só é encontrada na Palavra de Deus, e quaisquer pensamentos que contrariam a Palavra de Deus são tenebrosas ignorâncias (Sl 119:128; Is 8:20; ITm 6:3-5 e 20). O seu dever é o de aprender a sabedoria da Bíblia, e é o seu dever ensiná-la a seus filhos (Dt 6:4-9; Ef 6:4; IITm 3:15). Se você não as ensina, você acha que a senhorita professora do Segundo Grau vai ensiná-los? A maioria dos pastores e igrejas já não faz mais isto nos dias de hoje!

Pais! Sabedoria pode ser resumida como sendo um panorama mundial da Bíblia. O mundo está embriagado com anarquismo, naturalismo, humanismo e panteísmo entre outras heresias. Seus filhos devem estar totalmente firmados num Deus Criador, que tem revelado a verdade absoluta na Bíblia, a qual é perfeita em cada uma das suas partes, e contém o conhecimento fatual de Jesus Cristo, o diabo, a origem e o fim do homem, a punição eterna e as perfeitas regras para a sociedade.

Pais! A sabedoria pode ser claramente vista se a compararmos com a insensatez, como os provérbios de Salomão fazem. Você tem oportunidades diárias no nosso mundo confuso e profano para identificar as tolices do homem e mostrar a resposta da sabedoria - diretamente da Palavra de Deus. É um privilégio abençoado dos justos zombar e ridicularizar a ignorância dos insensatos!

A sabedoria exige um comprometimento (Pv 18:1), um comprometimento para a rejeição dos seus pensamentos (Pv 3:5; Pv 17:16; Pv 18:2). Não pode ser uma busca de meio expediente, pois ela requer a diligência cuidadosa necessária para encontrar tesouros perdidos (Pv 2:1-9). Você precisa remir o seu tempo para esta busca (Ef 5:15-17). Mas a sabedoria é fácil para aqueles que a amam e a buscam em humilde disposição (Pv 8:17; Pv 14:6).

Que Deus possa abençoar os Seus filhos simplificando as suas vidas - se livrando de barulhos e distrações desnecessárias - para focar suas atenções nas coisas realmente importantes - a sabedoria e o entendimento. Não permita que o mundo ou o diabo o distraiam com atividades fúteis e sem valor. Não se junte à maioria dos tais chamados cristãos de hoje na medida em que se afastam da verdade e se desviam para as fábulas conforme a advertência de Paulo(IITm 4:3-4).

Jesus cresceu em sabedoria e em favor para com Deus e o homem (Lc 2:52), e estes são os objetivos principais para você e para a sua família. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). Deus colocou os Seus eleitos em Cristo Jesus e fez Dele sabedoria, justiça, santificação e redenção para eles (ICo 1:30). A maior sabedoria está em crer nisto e viver como isto.

 

 

 

 

Fonte: LetGodBeTrue

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Idoso ou velho

26 de maro de 2024 às 08:19:59

Perdão de mãe

21 de maro de 2024 às 11:38:45

Bolsonaro indiciado

20 de maro de 2024 às 14:17:04

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br