Notícia | CaradaWeb - Senhor do Bonfim - BA: Câmara de Vereadores em Destaque

Plantão
Educação

Senhor do Bonfim - BA: Câmara de Vereadores em Destaque

Publicado dia 19/12/2022 às 23h22min | Atualizado dia 19/12/2022 às 23h37min
A sessão solene teve como mestre de cerimônia o renomado e consagrado jornalista Cleber Vieira

No dia 15 de dezembro do corrente, quinta-feira, na cidade baiana de Senhor do Bonfim, no centro norte do estado, foi realizada pela Câmara de vereadores daquela cidade, uma sessão solene, marcando o encerramento dos trabalhos legislativos do ano de 2022.

Na sessão solene, foi outorgada a medalha Dr. José Gonçalves, bonfinense ilustre que foi governador da Bahia. A honraria é concedida a instituições e cidadãos e cidadãs que se destacaram por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento cultural, econômico e social daquela cidade.

A sessão solene teve como mestre de cerimônia o renomado e consagrado jornalista Cleber Vieira e contou com a presença do Prefeito Municipal Laercio Muniz, do vice prefeito Elizeu Rios, do secretário de Cultura Weslen Aquino ( também homenageado) dentre outras autoridades, homenageados familiares e munícipes.

Foram homenageados Sr Hamilton Soares, Sr Wellington Tiago Bonfim Silva, Sra. Deiseane Garcia dos Santos, Sr. Weslen Tiago de Aquino Conceição, Sr. Edison Maia de Carvalho, Sr. Pedro Cordeiro de Almeida Neto, Sr. Aparício Pelegrine Vieira,  Sr. Pedro José de Souza Neto, Central das Associações da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru -CAAFTIPNI,  Sra. Taciane Granja Ribeiro,  Sr. Valberto Pereira da Silva, Sr. Josemar Santana, CLINEFRO – Clínica de Nefrologia, Sr. Antônio Raymundo Cícero Campos.

A sessão que acontece anualmente, já homenageou diversas personalidades e instituições, em anos anteriores, e não menos dignos foram os homenageados deste ano, porém o que deu destaque à Câmara Municipal esse ano  não foi a festa que foi cheia de luzes e brilhos, não foi o que foi feito, mas o que não foi feito. Chegou à redação desse meio de comunicação, através de nota de repúdio emitida Pelo sindicato dos Servidores Municipais de Senhor do Bonfim SISMUSB e do Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Senhor do Bonfim - SINTESB, que aquela casa legislativa reprovou a outorga da Medalha Dr. José Gonçalves a um Cidadão e a uma cidadã bonfinense que também foram indicados para a receberem a honraria esse ano o Senhor Welder Amorim e a Senhora Simone Wanderley.

E aí começa o destaque da Câmara, Welder e Simone não são simplesmente um senhor e uma senhora, o que não os fariam menores, porém antes de mais nada são professores de  incontestável  importância para aquele município, ambos além de terem conduta ilibada, são profissionais do mais alto quilate e kilate, de forma tal que suas carreiras falam alto dentro do contexto daquela comunidade. Não há quem questione que são profissionais consagrados. Assim, quando essa informação veio a público houve uma reação da comunidade em atitude de perplexidade e indignação. O que é a câmara de Vereadores? qual sua função?  o que é preciso pra ser um vereador?O que é então a medalha Dr. José Gonçalves? e , a pergunta que não quer calar: Por que foram reprovadas as indicações dos nomes de Welder Amorim e Simone Wanderley para receber a medalha Dr. José Gonçalves? é o que se houve nas esquinas, salões, bares, padarias, repartições públicas, escolas e mais.

Esse fato que toca diretamente na Educação (de todos e todas), e,  no "frigir dos ovos",  conseguiu ofuscar o evento, haja vista o tamanho da indignação e curiosidade que gerou na população da, hoje perplexa, Terra do Bom Começo. Conseguiu chamar a atenção não só da cidade mas praticamente de todo estado uma vez que ambos os cidadãos tem braços profissionais reconhecidos em toda a Bahia. 

Instalada está uma atmosfera de indignação e constrangimento, que, quiçá, será desfeita com uma resposta que aplaque a curiosidade indignação e  perplexidade dos cidadãos bonfinenses.

Inúmeras foram as mensagens de solidariedade oriundas dos mais diversos segmentos.Tantas foram que transcenderam questões de ordem política e das mais diversas.

O que deu destaque à Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim não foi a entrega da Medalha Dr. José Gonçalves, mas a não entrega da mesma.

Confira na íntegra a nota do SISMUSB e SINTESB:

“SISMUSB e SINTESB manifestam solidariedade aos educadores bonfinenses Simone Wanderley e Helder Luiz Amorim, ao tempo em que repudiam o posicionamento de parte dos vereadores (as) da Câmara de Senhor do Bonfim, diante da votação para outorga da medalha Dr. José Gonçalves.

A atitude do legislativo municipal reforça comportamentos reprováveis de machismo, misoginia, racismo e desapreço pela educação, inclusive ao adotar critérios que, certamente, ferem os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.

É de conhecimento de toda sociedade o que esses profissionais representam para a educação bonfinense. Assim, partindo do princípio que a comenda é outorgada a pessoas e entidades que têm relevantes serviços prestados ao município, é certo que posicionamentos que adotam critérios alheios a isso, baseados em opiniões infundadas, meras animosidades ou divergências políticas, corrompem o verdadeiro sentido da comenda e afrontam os princípios que devem nortear a atuação legislativa e que, definitivamente, não traduzem os valores preconizados pelo povo bonfinense”.

Sismusb – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Senhor do Bonfim

Sintesb – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Senhor do Bonfim

 

Leia Agora o texto publicado por Jairo Sá Ex-vereador de Senhor do Bonfim:

Não repudio, lamento e lastimo a inédita e inexplicável decisão da Câmara de Vereadores de Bonfim em negar a comenda aos professores Hélder Amorim e Simone Wanderley.

Há algo que desabone a conduta dos educadores? Alguma dúvida quanto à competência deles?

Ela, Coordenadora do Programa UPT que viabiliza a preparação de estudantes vulneráveis ao acesso ao Ensino Superior. Ele, Assessor do ex-Secretário de Educação e hoje governador eleito, Jerônimo Rodrigues.

A maioria da população não assistiu ao debate nem à votação. Seria importante que se tornassem públicos os motivos.

Ressalte-se que quem votou contra a concessão foi mais autêntico. Já os que se abstiveram e os que, sob o manto do anonimato, articularam a votação...

Uma pena, não para os dois, que fique bem claro.

Jairo Sá Ex vereador de Senhor do Bonfim

A bem da justiça e do compromisso com a qualidade dos serviços prestados, e ainda no esforço de alcançar a justeza e perfeição que exige o trabalho jornalístico, o site A Cara da WEB deixa franqueado o espaço a quaisquer das partes citadas nessa matéria que julguem necessário dele fazer uso.

 

Fonte: Site A Cara da WEB

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Idoso ou velho

26 de maro de 2024 às 08:19:59

Perdão de mãe

21 de maro de 2024 às 11:38:45

Bolsonaro indiciado

20 de maro de 2024 às 14:17:04

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br