Notícia | CaradaWeb - Sobre a Maçonaria

Plantão
Educação

Sobre a Maçonaria

Publicado dia 16/10/2022 às 14h12min
A perspectiva maçônica de benemerência é permeada por fé, amor e caridade

A Loja Maçônica Cosmos, mais antiga entidade associativa de São José do Rio Preto, fundada em 1899, vem a público prestar esclarecimentos em face aos constantes ataques que a Ordem Maçônica vem sofrendo nas últimas semanas.

Primeiramente, há de se destacar que a Maçonaria é uma sociedade benemérita de discreta atuação social, e não uma sociedade secreta como pode supor o imaginário coletivo. Ao contrário: assim como tantas outras representantes do Terceiro Setor, as Lojas Maçônicas são entidades formalmente estabelecidas, registradas em Juntas Comerciais e no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

A perspectiva maçônica de benemerência é permeada por fé, amor e caridade e é assim que a Loja Cosmos tem atuado nesta Terra de São José pelos últimos 123 anos. Do mesmo modo, temos em nossa centenária jornada, colaborado pelo desenvolvimento de nossos obreiros, que dia após dia buscam se tornar homens melhores, desenvolvendo incansavelmente a moral, a honra e a sabedoria.

Assim, esclarecemos que a Maçonaria se propõe, fundamentalmente, a ser uma sociedade de caráter universal, preocupada com o bem-estar de seus membros e de pessoas em situação social fragilizada; a Ordem Maçônica não é uma religião e, diferentemente do que vem sendo divulgado, não existem limitações religiosas em seus quadros, sendo aceitos tanto cristãos quanto não-cristão que professam outras fés e buscam a Ordem Maçônica para elevação moral; defendemos o exercício constante de tolerância e respeito mútuo e exaltamos nossos valores, sintetizados em três elementos: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os mesmos ideais defendidos pela Revolução Francesa e pelo pensamento Positivista.

O Positivismo, doutrina altruísta e científica, defende o incremento do progresso de bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas, e tem seu lugar também nos símbolos nacionais, uma vez que oriundo da filosofia Positivista é o lema gravado no Pavilhão Nacional: Ordem e Progresso.

Aos que pensam que a Maçonaria segue regras próprias, gostaríamos de lembrar que, atentos, temos observado às duras investidas que nossa Ordem tem sofrido, de maneira covarde, inescrupulosa e, sobretudo, anônima. E ressaltamos que diferentemente de nossos opositores, respeitamos as leis deste país e sua Constituição; o estado de direito e a sociedade brasileira.

Sobre nossos ritos e símbolos, reforçamos a tradição que remonta à Idade Média – ao longínquo século XIII, aos canteiros de obras e às especificidades da profissão de pedreiro, o que não difere de outras instituições que mantém suas tradições, ritos e símbolos. E assim como o faz a Ordem Maçônica, fazem igrejas, tribos e instituições acadêmicas, que possuem e preservam suas ritualísticas.

Por fim, ressaltamos que uma instituição fraterna como a Maçonaria, que através dos séculos tem promovido e apoiado a democracia, a liberdade de expressão e pensamento, que tem travado constante luta pelos Direitos Humanos e contra a hipocrisia, a ambição desmedida, o fanatismo e opressão, não é um partido político e não permite, entre suas colunas, discussões político-partidárias.?

Assim como estivemos ao lado da cidade de São José do Rio Preto ao longo das últimas doze décadas, discretos e em constante atividade em prol da sociedade e da benemerência, reiteramos nosso compromisso com o país e com a nossa cidade. Aos que nos procuram, estaremos sempre em pé e à ordem.

Alan Queiroz, Venerável Mestre da Loja Maçônica Cosmos

Fonte: Diário da Região

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br