Notícia | CaradaWeb - Ex-ministro da educação é preso em operação que investiga desvios no MEC

Plantão
Educação

Ex-ministro da educação é preso em operação que investiga desvios no MEC

Publicado dia 22/06/2022 às 10h44min
O ex-ministro do MEC pediu exoneração do cargo em março, dias após o vazamento de um áudio coletado em uma reunião com o presidente do FNDE

O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso na manhã desta quarta-feira (22) em uma operação da Polícia Federal que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação. O mandado de prisão preventiva contra Ribeiro cita a prática de crimes como corrupção passiva, advocacia administrativa, prevaricação e tráfico de influência.

O ex-ministro do MEC pediu exoneração do cargo em março, dias após o vazamento de um áudio coletado em uma reunião com o presidente do FNDE, prefeitos e dois pastores, Gilmar Santos e Arilton Moura. Na gravação, é possível ouvir Milton Ribeiro sugerir favorecimento a “amigos do pastor Gilmar” na distribuição de recursos da pasta. O apoio, que seria um pedido do presidente Jair Bolsonaro, iria para a construção de igrejas.

Quando saíram as primeiras denúncias, Bolsonaro disse acreditar na inocência de Ribeiro e afirmou que o que estavam fazendo contra Ribeiro era uma covardia. “Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia com ele”, declarou o presidente, na época. Hoje, em entrevista para a Rádio Itatiaia após a prisão de Ribeiro, Bolsonaro disse que a prisão do ex-ministro prova que não há interferência do governo na Polícia Federal - acusação feita pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro - e acrescentou que “se Milton Ribeiro for culpado, vai pagar”.

Segundo a PF, com base em documentos, depoimentos e o Relatório Final da Investigação Preliminar Sumária da Controladoria-Geral da União (CGU), reunidos em inquérito policial, foram identificados possíveis indícios de prática criminosa para a liberação das verbas públicas.

As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. A investigação corre sob sigilo. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco prisões nos estados de Goiás, São Paulo, Pará, além do Distrito Federal. Outras medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas.

Uma investigação que apura irregularidades no MEC foi aberta em março a pedido da Controladoria-Geral da União (CGU). As suspeitas dizem respeito à suposta facilitação no acesso a recursos públicos da pasta a prefeitos mediante a intermediação de pastores e também indícios de tráfico de influência dentro do ministério. Os pastores teriam pedido propina aos gestores municipais para liberar as verbas do MEC.

O esquema seria encabeçado pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que supostamente priorizariam a liberação de verbas para prefeitos mediante contrapartidas financeiras. Os religiosos não possuem cargos no governo federal e, portanto, não teriam autorização para negociar valores. Os encontros aconteciam informalmente a convite dos pastores para almoços após reuniões formais nas quais estava presente o ministro. Segundo os relatos, as conversas sobre supostos favorecimentos não ocorriam na presença de Ribeiro.


 

Fonte: Gazeta do povo

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Idoso ou velho

26 de maro de 2024 às 08:19:59

Perdão de mãe

21 de maro de 2024 às 11:38:45

Bolsonaro indiciado

20 de maro de 2024 às 14:17:04

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br