Notícia | CaradaWeb - Dia 20 de outubro: Dia do Poeta e da poetisa

Plantão
Educação

Dia 20 de outubro: Dia do Poeta e da poetisa

Publicado dia 20/10/2021 às 09h55min | Atualizado dia 20/10/2021 às 22h14min
Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro.

20 de outubro é o 293º dia , 42ª semana do ano,  3º milênio  no calendário gregoriano (294º em anos bissextos) faltam 62 dias para acabar o ano

 A lua de hoje está 100,00% visível e está crescendo. 

Lua Cheia
Distância da Lua à Terra: 399.399,92 km
Idade da Lua: 14,76 dias
Próxima fase da Lua: Quarto Minguante
Última fase da Lua: Quarto Crescente

 

 

Dia do poeta e  da poetisa

Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.

O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais.

Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.

Origem do Dia do Poeta


O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extra oficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o 20 de outubro como Dia do Poeta no país.

Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

A data homenageia e lembra este momento ímpar para os poetas do Brasil.

Curiosidades sobre o Dia da Poesia

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial.

A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.

Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

Bardos Baianos

 

Com o objetivo de fomentar a produção poética por toda Bahia e a divulgação dos seus poetas, das mais diferentes regiões do estado, cada qual com a sua peculiaridade, a Cogito Editora, lança o projeto BARDOS BAIANOS, no qual consiste na publicação de 27 coletâneas, uma para cada Territórios de Identidade, conforme metodologia desenvolvida pelo Governo do Estado da Bahia, no qual utiliza como base, o conceito de um “espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial”.
Sob a organização geral do jornalista e editor Ivan de Almeida, as antologias contam com  um coordenador territorial que tem o papel de divulgar, angariar e selecionar 50 poetas da região.
 
No piemonte Norte do Itapicuru o projeto conta com a coordenação da competente professora Ana Cláudia.
Na cidade de Senhor do Bonfim o poeta, cantor, compositor e instrumentista Daniel Gomes se destaca pela atuação poética na cidade e região. Conheça um pouco mais sobre esse excelênte poeta:
 
Daniel Gomes dos Santos, natural da cidade de Umburanas/BA, é Músico e Poeta. Começou a escrever Poesia aos 12 anos de idade. É co-autor de algumas Antologias de Poetas Brasileiro. Membro da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB) e da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). Como Músico, tem participação em vários Festivais pelo Brasil. Em 2014 lançou o Álbum Janela do Tempo com doze canções autorais, trabalho independente. Como Poeta lançou recentemente o Livro “A Outra Face De Mim” pela editora Verlidelas R.J. É graduado em Pedagogia e pós graduação em Meio Ambiente (Educação Ambiente)
 
Fonte: calendarr Brasil/ wikipédia/Bardos baianos

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br