Notícia | CaradaWeb - Dia 21 de setembro: Dia da Árvore

Plantão
Educação

Dia 21 de setembro: Dia da Árvore

Publicado dia 21/09/2021 às 08h58min
O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro.

21 de setembro é o 264.º dia e 38ª semana do ano no  calendário gregoriano (265.º em anos bissesxtos). Faltam 101 para acabar o ano.

Distância da Lua à Terra: 393.838,91 km
Idade da Lua: 15,37 dias
Próxima fase da Lua: Quarto Minguante
Última fase da Lua: Lua Cheia
Visibilidade da Lua: 99,58%

Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

A árvore símbolo do Brasil é o Ipê Amarelo
A árvore símbolo do Brasil é o Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil.

Além disso, entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro.

Como surgiu o dia da árvore?

Tudo começou em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.

No Brasil, apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965.

Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.

Atividades para o Dia da Árvore

  • plantar uma árvore;
  • revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado;
  • conhecer o Jardim Botânico da sua cidade;
  • ajudar entidades que promovam a preservação da natureza.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no Hemisfério Norte.

Fonte: calendarr Brasil/ wikipédia

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br