Notícia | CaradaWeb - Dia 06 de setembro: Dia do sexo e dia do alfaiate

Plantão
Educação

Dia 06 de setembro: Dia do sexo e dia do alfaiate

Publicado dia 06/09/2021 às 05h20min
O Dia do Alfaiate é comemorado anualmente em 6 de setembro no Brasil.

6 de setembro é o 249.º dia 36ª semana do ano no calendário gregoriano (250.º em  anos bissextos). Faltam 116 para acabar o ano.

lua nova

Dia do Sexo

A data se popularizou através de uma campanha de marketing de uma marca de preservativos.

Segundo consta, a criação da data foi motivada pelo fato de outras datas comemorativas tão populares - como o Dia das mães e Dias dos pais - terem origem neste ato íntimo. Afinal, sem ele, a maior parte das mulheres não seriam mães, e os homens não seriam pais.

Assim, de forma irreverente, surgia esta celebração, mas com pelo menos dois objetivos muito sérios: conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de preservativos, e ajudar a quebrar antigos tabus.

A primeira proposta de criar este dia foi feita em 20 de novembro de 1935. A data, escolhida por um grupo chamado “Círculo Brasileiro de Educação Sexual”, tinha como objetivo incentivar o debate, já que naquele tempo pouco de falava sobre o assunto.

Dia do alfaiate

A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates. Esses profissionais são especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente.

Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando ternos, calças, paletós e outras peças exclusivas do vestuário masculino.

dia do alfaiate
Aos 100 anos, o alfaiate Antônio Pedroso, ainda trabalha em seu ateliê, em Cuiabá, MT

Os alfaiates costumavam trabalhar em lojas privadas próprias (ateliês), fazendo roupas artesanais ou remendos/consertos em outras vestes. No entanto, esta profissão está cada vez mais rara.

Atualmente, os alfaiates trabalham em lojas de departamento, fazendo consertos nas peças de roupa da loja. A tecnologia é uma grande inimiga desta profissão, colocando em risco de extinção a arte de fazer roupas manualmente.

Origem do Dia do Alfaiate

O Dia do Alfaiate é celebrado oficialmente em 6 de setembro nos estados brasileiros de Espírito Santo, a partir da Lei nº 1.385, de 24 de fevereiro de 1958; Santa Catarina, com a Lei nº 3.709, de 4 de agosto de 1965; e São Paulo, com a Lei nº 2.308, de 6 de outubro de 1953.

Mensagens para o Dia do Alfaiate

"O único homem que eu conheço que se comporta sensatamente é o meu alfaiate; ele toma minhas medidas novamente a cada vez que ele me vê. O resto continua com suas velhas medidas e espera que eu me encaixe nelas." (George Bernard Shaw).

"O alfaiate é a esperança daqueles que não tem medida de encontrar a medida certa." (Desconhecido).

"Ser alfaiate é realizar pedaços em molduras e molduras em elegância."

Fonte: calendarr Brasil/ wikipédia

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Idoso ou velho

26 de maro de 2024 às 08:19:59

Perdão de mãe

21 de maro de 2024 às 11:38:45

Bolsonaro indiciado

20 de maro de 2024 às 14:17:04

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br