Notícia | CaradaWeb - Dia dos Namorados

Plantão
Educação

Dia dos Namorados

Publicado dia 12/06/2021 às 14h25min | Atualizado dia 12/06/2021 às 14h44min
O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil.

 

O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil.

É muito comum nessa data a troca de cartões-postais e presentes especiais entre namorados, que aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo. Muitos casais viajam ou planejam um jantar especial.

Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data também conhecida como Dia de São Valentim (Valentine’s Day).

Normalmente, nesta data os namorados expressam todo o amor e carinho que sentem um pelo outro com declarações de amor, poemas, contos, frases e mensagens.

Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em 12 de junho?

A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro.

Santo Antônio é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido.

santo antônio

Outra simpatia é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo mudá-la de posição somente quando Santo Antônio arranjar um marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 13 de junho.

No Brasil, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Dia de São Valentim em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada. Desde então, o dia dos namorados passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.

14 de fevereiro: Valentine’s Day

Ao contrário do Brasil, muitos países no mundo celebram o dia dos namorados em 14 de fevereiro, data que homenageia São Valentim, por isso se referem ao dia como Valentine’s Day.

Segundo relatos, o padre Valentim ficou conhecido por celebrar casamentos em sigilo em Roma enquanto mesmo sob proibição do Imperador Claudio II, no século III, com a justificativa que homens solteiros seriam melhores combatentes visto que os casados já não queriam mais se arriscar.

Por defender o amor e a união dos casais perante Deus, São Valentim foi julgado e condenado a morte. A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269 d.C. e ele foi declarado santo pelo Papa Gelásio em 496.

Saiba mais sobre o Dia de São Valentim.

3 ideias para surpreender o seu amor no Dia dos Namorados

Aproveite a data para fazer algo que você e seu companheiro dificilmente fazem ou que nunca tenham feito. O importante nesta data é ser criativo; aí a emoção é muito maior. Puxe pelas ideias românticas para este dia.

Confira as nossas sugestões:

1. Programe um jantar romântico

jantar de casal

Combinem um jantar em algum restaurante que ambos gostem. Ou então, preparem juntos um prato especial para celebrar o amor nesse dia.

2. Façam um jogo de perguntas e respostas

casal rindo

Organize um jogo com perguntas e respostas sobre a relação. A ideia é que seja divertido e romântico. Quem perder pode cumprir uma tarefa no dia seguinte, como preparar o jantar, por exemplo.

3. Faça uma caixa-surpresa para o seu amor

caixa dia dos namorados

Que tal fazer você mesmo o presente para o seu amor? É super original e certamente será uma surpresa e tanto!

Fonte: Brasil Calendar

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Eduardo Cardoso precisa do seu apoio

15 de abril de 2024 às 12:35:44

Abra seu coração

15 de abril de 2024 às 06:04:26

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br