Notícia | CaradaWeb - Gato com síndrome de pica é adotado por veterinário e algo acontece

Plantão
Curiosidades

Gato com síndrome de pica é adotado por veterinário e algo acontece

Publicado dia 20/05/2023 às 07h47min | Atualizado dia 20/05/2023 às 10h56min
Após adotar gato com síndrome de pica, veterinário se torna terapeuta; entenda

Após adotar gato com síndrome de pica, o veterinário Guilherme Dornelas, de 33 anos, resolveu se especializar em psiquiatria felina, e se tornou terapeuta felino. O transtorno é caracterizado pela vontade incontrolável de comer coisas que não são comíveis e pode acometer tanto animais quanto humanos. 

Segundo Guilherme, que é morador de Santos, no litoral de São Paulo, o gato de nome Baguera ficou dias sem comer depois de ser resgatado. "Quando começava a comer, comia desesperadamente e qualquer coisa".

"Aos poucos, eu fui inserindo na rotina dele brinquedinhos que ele não conseguia comer, mas que gastava um tempo até conseguir chegar na comida", explicou o veterinário ao g1.

Conforme o veterinário, o tratamento de síndrome de pica em gatos visa estimular o animal a esquecer a compulsão e eliminar ou dificultar o acesso aos elementos mais procurados.

Ao g1, Guilherme revela que em casa passou lacrar a lata de lixo, onde o Baguera costumava comer os resíduos. Além disso, revela que o animal chegou a quase precisar de cirurgia para retirar do estômago as substâncias impróprias que ingeria.

Após o sucesso no tratamento com o gato de estimação, Dornelas se especializou em psiquiatria e se tornou um “terapeuta” de felinos e auxilia dezenas de animais, que, assim como os humanos, podem desenvolver transtornos mentais, como ansiedade, depressão e bipolaridade.

Terapeuta felino

Atualmente, Guilherme Dornelas atende seus pacientes em domicílio o que o ajuda a identificar os problemas na rotina e no ambiente do gato. As mudanças nesses aspectos são as principais causas dos transtornos mentais dos animais.

Para o veterinário, a psiquiatria felina é essencial, já que os humanos tiraram os gatos do habitat, que era a selva, e os transformaram em animais domésticos.

"A psiquiatria ajuda a entender melhor a mente daquele gatinho que não fala, mas se comunica de muitas formas. [Os veterinários psiquiátricos] fazem essa tradução para os tutores e tiram a distância desses dois mundos [selvagens e domésticos]", esclarece Dornelas

Com informações de g1 Santos

Fonte: O tempo

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br