Notícia | CaradaWeb - 9 benefícios da uva-passa: melhora a imunidade, reduz a fome e mais

Plantão
Curiosidades

9 benefícios da uva-passa: melhora a imunidade, reduz a fome e mais

Publicado dia 24/12/2021 às 10h49min
Você pode até não gostar quando vê uma uva-passa no arroz ou na maionese. No entanto, é inegável que ela possui grandes benefícios para a saúde.

Os benefícios da uva-passa vão além das decorações e do clima natalino que ela possui. Centro das atenções culinárias no fim do ano, ela costuma polarizar opiniões: ou você ama, ou odeia. É difícil encontra um meio-termo quando o assunto é essa frutinha doce e controversa.

Você pode até não gostar quando vê uma uva-passa no arroz ou na maionese. No entanto, é inegável que ela possui grandes benefícios para a saúde e o bem-estar do organismo. Fonte de fibras, mineiras e vitaminas ela pode evitar doenças, fortalecer o corpo e até mesmo contribuir para o processo de emagrecimento

“Além de ser livre de colesterol e gorduras, as uvas-passas têm substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer colorretal, da osteoporose e da diabete tipo 2, na redução do colesterol total e colesterol LDL”, cita a nutricionista, doutora em cardiologia e coordenadora do curso de nutrição da Anhanguera, Fernanda Maniero Banevicius.

 

1 – Reduz a fome

Consumir uva-passa pode ajudar a regular o intestino e, consequentemente, aumentar a sensação de saciedade. “Por terem fibras, as uvas-passas contribuem para o processo digestório e têm efeito laxativo, auxiliando quem tem intestino preso”, conta a nutricionista. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar. A uva-passa, apesar de saudável, é um alimento calórico.

2 – Melhora a imunidade

“A uva-passa é rica em vitaminas de complexo B e minerais como o ferro, essenciais para prevenção de anemia. A fruta também possui o cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas. Por fim, tem arginina e ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar”, revela Fernanda.

3 – Fortalece o coração

“O alimento é rico em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação sanguínea”, conta.

4 – Ajuda a prevenir o câncer

“Por ter antioxidantes que agem contra os radicais livres, elas ajudam a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores”, conta a especialista.

5 – Possui ação anti-inflamatória

“Os chamados fitonutrientes pofenólicos estão presentes na fruta e possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução de febres e ação de bactérias”, aponta a nutricionista.

6 – Melhora a saúde bucal

“Um dos seus componentes é o ácido oleanolico que atua contra cáries, sensibilidade e fragilidade dentária ao impedir o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo tártaro. O ácido ainda é útil contra o mau hálito. Além disso, por ser rica em cálcio, fortalece os dentes e seu esmalte”, afirma Fernanda.

7 – É fonte de energia

“A frutose aumenta o nível energético e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes. Com isso, aumenta-se o rendimento físico em atividades do cotidiano”, diz.

8 – Fortalece os músculos

“O potássio também ajuda na melhor contração dos músculos e do sistema nervoso. Quando unido a uma quantidade moderada de sódio otimiza o processo de hipertrofia”, revela a nutricionista.

9 – Deixa os ossos mais fortes

“O cálcio e o ferro não só ajudam os dentes, como também os ossos a ficarem mais fortes e resistentes. Além disso, a uva-passa tem boro, que auxilia na composição óssea”, finaliza Fernanda.

Fonte: SAJ notícias

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Idoso ou velho

26 de maro de 2024 às 08:19:59

Perdão de mãe

21 de maro de 2024 às 11:38:45

Bolsonaro indiciado

20 de maro de 2024 às 14:17:04

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br