Notícia | CaradaWeb - BERLIM recebe de braços abertos a Fundação Luiz Ademir de Cultura

Plantão
Cultura

BERLIM recebe de braços abertos a Fundação Luiz Ademir de Cultura

Publicado dia 19/11/2022 às 04h29min
Luiz Ademir já tem mais de cinco obras lançadas na Europa

O escritor brasileiro Luiz Ademir Souza é recebido no Continente Europeu com muita  expectativa -

O encontro da diretoria da Fundação Luiz Ademir de Cultura  com autoridades e empresários do exterior ratificou a possibilidade de a partir de 2023 a entidade ter sua sede transferida pra Alemanha, o que já está sendo uma realidade.

Para Luiz Ademir, que é escritor Premio Ibero-2005 Madri na Espanha, com o livro de poesia Reminiscência dos Mártires, e na Alemanha com o título Conde de Bearlim-Haus, pelo conjunto de sua obra, já percebe a abertura de novos horizontes pra sua carreira.... muito  antenado busca grandes espaços para desenvolver suas atividades na Europa.

Nos arredores de Berlim, pode encontrar áreas apropriadas para desenvolver todas as produções referentes ao Brasil-Alemanha, por meio de Intercâmbios e patrocínios internacionais.
Luiz Ademir Souza, 71, foi a grande revelação das letras e da cultura no Brasil, no início da década de 1970 em plena ditadura.

Dirigiu o Movimento Cultural Contemp por quase cinco décadas e atualmente é chanceler da UNIBERO-IBAM Universidade Ibero-Americana para o Brasil, Américas e Europa. 

Luiz Ademir já tem mais de cinco obras lançadas na Europa como por exemplo os romances Maristela  prefaciafo por Jorge Amado e orelhas do crítico alemão Paul Hase, capa e ilustrações de Calasans Neto, Graça Ramos e  Juarez Paraíso, A Prostituta Virgem, ilustrações de Vivaldo Lima e Geraldo Santana,  abas de Sérgio Mattos e Christo Planzo e Defuntos-Carnavais, apresentado pelo italiano Giuseppe Brazzi, além do livro de conto O Estranho Amor da Senhora Calls, orelhas de Vera Mattos, todos em edições especiais no Brasil em várias publicações e na Alemanha com o selo da Wohah, trilingues, lançados nas Feiras de Frankfurt em décadas diferentes. Para o.proximo ano estão previstos também relacionamos dos livros Mombaça, poesia, com prefácio original de Geraldo Coni e Germano Machado, A  Irmandade da Santa Nua e Psicose de um Futuro Secretário de Estado, amos de ficção para cinema, teatro, televisão e Internet.

Luiz Ademir.foi convidado para estudar o idioma.como escritor-jornalista pelo governo da Alemanha - por indicação do Goethe Institut da Bahia no Brasil, período de 1989 a 1990, ainda quando era articulista de A Tarde e Diário Oficial  da Bahia, quando  exercia o cargo de direção na TV Educativa da Bahia, do Aqui Ficção (ALB Clube e Jotnal) da Revista da Uneb e do Jornal da Sec-Ba - como editor de ambos - e da Universidafe Católica do Salvador.

A princípio com apoio do governo alemão, através do BDI Brasil Deutschland Institut, casarões interessantes já estão sendo visitados em Berlim, naturalmente.

O escritor e jornalista está vibrando com esse momento: no Brasil, previstas as instalações no Pelourinho (Salvador-Ba) ainda em dezembro 2022, do Dom Louis Kaffee, Café Theatro Luiz Ademir, Biblioteca Digital e Art-Galery etc, enquanto na bela capital da Alemanha serão instalados gabinete da presidência, diretorias, assessorias, a  Alemanha-Brasil University, de Pós-Graduação, o Instituto de Arte e Cultura, Cafés, Bibliotecas e Centro de Convenções para atender aos Intercâmbios Brasil-Alemanha e ao mundo contemporâneo - que respire arte, cultura e novas tecnologias.

Com mais de 50 anos de carreira literária e artística,
Luiz Ademir Souza é  educador Artes Visuais Ufba, doutorado Comunicação Madri, PhD Antropologia Urbana Paris e é uma das mais importantes referências de batalha e resistência das Américas, sem nunca ter recebido um tostão sequer dos governos do Brasil.

COLABORE 
FUNLAC-Fundação Luiz Ademir de Cultura
PIX Funlac
Chave 71-98696 8909 

BRASIL.FUNLAC@GMAIL.COM
Zap +55 71-98696 8901

Fonte: Site A Cara da WEB

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br