Notícia | CaradaWeb - Alcobaça - BA: O fole roncou na Marina

Plantão
Cultura

Alcobaça - BA: O fole roncou na Marina

Publicado dia 12/10/2022 às 11h47min | Atualizado dia 13/10/2022 às 03h27min
Na noite dessa terça-feira o fole roncou no evento pois, foi a noite dedicada ao acordeon chamado carinhosamente de fole.

O fole roncou alto na noite dessa terça-feira (11)  na  bela cidade baiana de Alcobaça, situada no litoral do extremo sul do estado.

Alcobaça é palco da 5ª edição do Festival de Música Instrumental em Alcobaça - FEMUSA que acontece entre os dias 10 e 16 de outubro.

O evento é organizado pelo espaço cultural Dona Flora que está comemorando 18 anos de existência, é ponto de cultura,  reconhecido como entidade de utilidade pública e atua em parceria com o CMDCA, Secretaria de Educação, escolas , associações e comunidades do município.

Na noite dessa terça-feira  o fole roncou no evento pois, foi a noite dedicada ao acordeon, chamado carinhosamente de fole, e dos contrabaixos. As apresentações se deram na Marina lugar belo, aconchegante e acolhedor onde se encontraram músicos artistas e público, que juntos, proporcionaram momentos mágicos.

Acompanhados(as) por Matheus na bateria, David Conceição e vinícius Luiz na percussão apresentaram-se os contra baixistas  Bruno e Naum Galdino impressionando o público com a musicalidadde e desdreza na execução.

Também acompanhado pela mesma banda base ecoou pela noite da cidade praiana o inconfundível e encantador "ronco do fole"  sob a execução dos dedos  habilidosos dos sanfoneiros(as) presentes, contagiando o público, que não conteve a emoção e o corpo parado se rendendo aos encantos de um instrumento que traz em sí muito mais que sons e melodias, mas toda uma representatividade social.da bela e riquísima cultura nordestina propagada e imortalizada por Luiz Gonzaga seus parceiros e seguidores.

Sob a condução da mestre de cerimônia Paulinha Laran, apresentaram-se os sanfoneiros Ivan, Seu Mário e a encantadora e prodígia Yanna Sophie. Destaque se deu ao encontros de gerações ligadas pelo instrumento realizado nos artístas  Yanna Sophie com apenas 14 anos  e Seu Mário (Marinho) com 81 anos

O evento também contou com a participação dos cantores e compositores baianos Wagner Rosa e Dagui Guizzo que através da declamação de cordeis, musicalidade e carisma contagiante permearam o ambiente com a beleza da cultura nordestina,  enchendo os olhos do público composto por representantres de diferentes lugares do país, Wagner Rosa que também é pedagogo e servidor do IFbaiano Campus Teixeira de Freitas, parabenizou o evento e falou do encanto de conhecer o projeto Dona Flora e da importância desse projeto para o extremo sul do estado.

A equipe do site A Cara da WEB esteve presente representando a imprensa local.

A expressão " o ronco do fole" foi eternizada na música "O Fole Roncou"  composta por Luis Gonzaga e Nelson Valença. gravada em 1973 editada pela Valentim de Carvalho” com o selo da “Odeon”,

E, destarte, podemos dizer que o fole roncou na Marina em Alcobaça - BA

Ouça a gravação original da música "O Fole Roncou" clicando agora no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XUsRE1Yuw4s

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ASCOM Dona Flora

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br