Notícia | CaradaWeb - Senhor do Bonfim - BA: Alteração na programação do São João 2022

Plantão
Cultura

Senhor do Bonfim - BA: Alteração na programação do São João 2022

Publicado dia 30/04/2022 às 09h26min | Atualizado dia 02/05/2022 às 03h07min
O prefeito Laércio Junior anunciou uma alteração na programação

Com as pompas dignas de uma das maiores festas juninas do nordeste foi realizado nesta sexta-feira (29) pela prefeitura municipal de Senhor do Bonfim no  centro norte baiano,  o lançamento oficial do São João 2022 com o título " São João de Todos os Tempos"

Após dois anos sem as festividades que foram canceladas por conta da pandemia do novo corona vírus,  os bonfinenses e todos aqueles que também são amantes do tradicional festejo da cidade estão ansiosos para voltar a festejar como outrora os santos queridos.

O São João de Senhor do Bonfim é uma das festas juninas tradicionais de maior destaque no nordeste do país, está ligada diretamente com a identidade do povo bonfinense, quando a magia junina invade o município e os corações das pessoas toda a cidade se transforma. A alvorada, a guerra de espadas (hoje em busca de uma regulamentação), sanfoneiros, calumbis, rodas, comidas e bebidas típicas dentre outros elementos unidos à receptividade dos nativos e as belezas naturais da região, faz com que o evento atraia pessoas de todo o país e do exterior. Confira no link abaixo um dos momentos marcantes do São João bonfinense.

https://www.youtube.com/watch?v=WP1Kk_kj04o

O evento de lançamento oficial que foi realizado no Campo Clube para convidados, contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas que foram recepcionadas com uma belíssima decoração, bebidas e comidas típicas,  muita música ao vivo, dançarinos caracterizados e muita alegria antecipando o que está por vir, além do público presente os webespectadores também puderam acompanhar pois o evento foi transmitido por várias redes em forma de live. 

Os apresentadores Walterley Khin e Luciane Santos fizeram a abertura covidando o prefeito Laércio Junior, vice prefeito Elizeu Rios e o secretário de Cultura Weslen Aquino que deram as boas vindas a todos, falaram sobre a festa e fizeram a abertura oficial do Sâo João 2022 de Senhor do Bonfim, e, em tom de suspense divulgaram a programação oficial, ao que a plateia reagia ora mais ora menos calorosa a depender das atrações anunciadas pelos influenses da cidade, Quando todos achavam que a programação estava já anuciada e definida o prefeito Laércio Junior anunciou uma alteração na programação, em vez de 4 dias de São João serão 5, pois o dia 22 de junho entrou na programação. Ainda durante a live apresentaram-se artistas e participaram também os representantes do Forró do Sfrega, Paulinho Sfrega e Gabi Sfrega que falaram das dificuldades enfrentadas durante a pandemia e da alegria de poder retornar às atividades, divulgaram também a programação que segue no final dessa matéria.

Estiveram presentes representações de diversos seguimentos da sociedade bonfinense como Claudio Rodrigues, Supermercado Rodrigues, Virgínia Salgado proprietária do Hotel Leste, Índio Motos, autoridades como MJ. PM Edson Cardeal, representantes da Câmara temática de Cultura CODETER/TIPNI, Professor Jackson Santana Presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, vários artistas dentre eles o cantor e poeta Daniel Gomez, Regina Salgado,  Alex Barbosa do Site Minha cidade, Cantora Mel Bonfim, Luciano Sanfoneiro, Tião Sanfoneiro que foi homenageado na live, os cantores e Compositores Dagui Guizzo e Wagner Rosa, Wagner Rosa juntamente com Araujo Filho é dono de um dos hinos do São João Bonfinense "Forró Folia" ( Confira o single no link abaixo) e que junto com Dagui Guizzo  lança na próxima semana o mais novo e esperado single do casal. 

Confira o single Forró Folia clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=K08wEh5uQlA

Prefeitura realizará o “São João de Todos os Tempos”, rememorando as histórias de pessoas e de manifestações que fizeram de Senhor do Bonfim o maior e melhor São João do Brasil. Este ano será contada a história do São João bonfinense, de seus artistas e do seu início na Rua do Pernambuquinho até os dias atuais onde Senhor do Bonfim foi consagrada a Capital Baiana do Forró. 

As apresentações irão ocorrer na Praça Nova do Congresso no Espaço Assis do Acordeon e no palco principal no Espaço Gonzagão, no Parque da Cidade. Mais uma vez a história Praça Nova do Congresso voltará a receber grandes artistas como: Carlos Pitta, Assissão e Flor de Maracujá. A cultura do são João estará presente em todos os dias com comidas e bebidas típicas, casamento matuto, concurso de quadrilhas, rainha do milho, espetáculos culturais e de dança. 

Apesar da programação tentar cotemplar os anseios da população sofreu críticas por contratar atrações que divergem do tema da festa (junina ) parte da população etende que a contratação de artistas que náo tem relação com o período compromete a tradição e identidade cultural do município e região. Essa discussão não se limita  somente à cidade de Senhor do Bonfim, mas em cidades de todo Nordeste como é o caso de Caruaru - PE onde artistas que não cantam o gênero Forró foram contratados e Jorge de Altinho artista consagrado no gênero e que inclusive é autor de sucessos como "Juazeiro e Petrolina" e "a Capital do Forró" que declara Caruarú como capital do forró, não entrou na programação. Este fato gerou reação por parte do artista e de sua empresária e esposa Juliana Souza. Confira no link abaixo:

https://jc.ne10.uol.com.br/cultura/2022/04/14988917-sao-joao-caruaru-2022-jorge-de-altinho-diz-que-nao-participara-da-festa.html

Confira abaixo a programaçãodo São João 2022 em Senhor do Bonfim com a alteração

Este ano teremos o Forró e Cultura Bairros veja a programação:
04/06 – Gamboa
04/06 – Casas Populares
11/06 – Brisas do Monte
18/06 - Olaria
19/06 – Rua da Lagoa

Confira abaixo as atrações já confirmadas do forró do Sfrega 2022 em Senhor do Bonfim:

  • Jorge e Mateus;
  • Gusttavo Lima;
  • Xand Avião;
  • Zé Vaqueiro;
  • Nattan.
  • O site A Cara da WEB esteve fazendo a cobertura junto com outros meios de comunicação.

 

 

 

 

 

Fonte: Site A Cara da WEB-ASCOMPMSB

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Israel ataca alvos militares no Irã

19 de abril de 2024 às 13:51:10

Dia dos povos indígenas

19 de abril de 2024 às 08:49:01

Blogueira Teixeirense é presa em hotel de luxo

18 de abril de 2024 às 21:11:23

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br