Notícia | CaradaWeb - Senhor do Bonfim - BA: 1ª Semana da Cultura Bonfinense

Plantão
Cultura

Senhor do Bonfim - BA: 1ª Semana da Cultura Bonfinense

Publicado dia 14/12/2021 às 01h01min | Atualizado dia 14/12/2021 às 02h13min
As Secretarias de governo montaram estandes onde diversos serviços foram oferecidos à população.

A prefeitura municipal de Senhor do Bonfim está promovendo O Natal do Reencontro oportunizando a retomada de atividades paralisadas em virtude da pandemia, como as atividades relacionadas ao setor cultural.   Nesse contexto através da Secretaria de Cultura realizou nos dias 11 e 12 (sábado e domingo), a 1ª Semana da Cultura Bonfinense, onde artistas locais tiveram oportunidade de expor seus trabalhos, cantar, promover apresentações de diversas linguagens culturais , atraindo um grande público a cada dia.

As pessoas que passaram pela Praça Nova do Congresso nestes dois dias, puderam ver e adquirir produtos confeccionados por artistas bonfinenses em madeira, tricô e crochê, tecidos, bordados, reciclagem, pedras, arranjos de flores, entre outros, na feirinha de artesanato. Destaque teve a  estande da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB,  criada pelo saudoso professor Paulo Machado, presidida hoje pelo professor Jackson Santana , que tem no seu quadro  de confrades aslém de vários artistas o renomado ator e escritor Luciano Jatobá  que grava hoje para a Rede Globo de Televisão e é autor do Dicionário da Língua Baianesa traduzido para várias línguas, apresentou trabalhos de artistas bonfinenses como pinturas do ilustre artista plástico Dai Bonfim, livros e maquetes de prédios históricos.

 No palco principal  a população teve  a oportunidade de assistir apresentações com artistas locais como: Dudu Negreiro, Quadrilha Renascer, Milla Emmy, Francimar Monteiro, Prana Caiana, Trupe do Benas e apresentações circenses.

No palco principal fechando a noite de domingo as pessoas tiveram a oportunidade de assistir o show dos artistas Wagner Rosa e Daqui Guizzo.

 A dupla, que vem se destacando no cenário artístico musical do centro norte baiano, presentiou a público  com belíssimas canções  natalinas, clássiccos da MPB  e sucessos da música baiana que fizeram toda a praça vibrar e dançar relembrando tempos áureos do estilo.

“ O natal por si só e por toda a referência que carrega é mágico, e , esse em especial trás  o caráter impar de nos proporcionar viver experiências das quais fomos privados durante os tempos de restrição imposta pelo COVID19, parabéns à gestão , que através da secretaria de Cultura teve a sensibilidade de perceber a importância desse momento e proporcionar à população bonfinense momentos de encanto  e felicidade” Falou Wagner Rosa que   juntamente com Dagui Guizzo coordena a Câmara temática de Cultura do piemonte Norte do Itapicuru.

As apresentações culturais e teatrais como: O Nascimento de Cristo (no presépio), o Casamento do Tião da Sanfona e Grupo Urupês de Missão do Sahy receberam todo o carinho do público. O ponto alto do evento foi o quadro Mostre a Sua Arte, onde o palco ficava disponível para quem quisesse se apresentar. Alguns grupos deram um verdadeiro show como: Grupo Raio de Luz do Residencial Águas Claras, Grupo Raio de Esperança do Residencial Cidade Nova, Grupo Chama Viva do Alto da Rainha e o Grupo Afro Dance de Cariacá.

As Secretarias de governo montaram estandes onde diversos serviços foram oferecidos à população. As Secretarias de Educação e Assistência Social desenvolveram atividades exclusivas para as crianças, com muitas brincadeiras, pinturas, desenhos, contação de histórias, teatro de bonecos e montagem de brinquedos. A Secretaria de Saúde disponibilizou seus profissionais para atualização da caderneta de vacina COVID com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose, teste rápido, distribuição de máscara, álcool gel e preservativos, além da presença da equipe do SAMU para qualquer eventualidade. Já a Superintendência de Meio Ambiente que contou com a participação Brigada de Incêndio Nossa Senhora de Santana, promoveu o lançamento da cartilha ilustrativa sobre plantio de árvores, realizou a distribuição de mudas de plantas nativas, orientou sobre coleta seletiva, realizou oficina sobre a produção de cosméticos sustentáveis, apresentou o projeto esporte sustentável e projeto Ecosexta.

 

Durante a sua fala no encerramento do evento o secretário de cultura Wesley aquino falou sobre o sucesso do evento “Dentro da programação natalina deste ano tivemos a 1ª Semana da Cultura Bonfinense, momento de retomada das atividades culturais, proporcionando aos nossos artistas comercializar os seus produtos e de se apresentarem, fortalecendo a economia local afetada pela pandemia do Novo Coronavírus. Agradeço ao prefeito Laércio Junior e ao Vice-prefeito Elizeu Rios pelo apoio e sensibilidade com os nossos artistas”, finalizou.

A programação natalina segue nesta terça (14) e quarta-feira (15).

Das 14h às 21h - Natal em Cores - Brinquedos e brincadeiras para as crianças do município.

 

Fonte: ASCOMPMSB/Site A Cara da WEB

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br