Notícia | CaradaWeb - Urgente! Surto de varíola do macaco

Plantão
Acidente

Urgente! Surto de varíola do macaco

Publicado dia 23/05/2022 às 16h37min | Atualizado dia 23/05/2022 às 16h45min
Se confirmada a teoria, o surto atual segue roteiro atípico para a doença

O surto de varíola do macaco na Europa pode ter sido causado por hábitos sexuais de risco e raves na Espanha e na Bélgica. Segundo o David Heymann, conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS), o maior surto da doença na história da Europa pode ser encarado como um “evento aleatório”.

O médico, que anteriormente chefiou o departamento de emergências da OMS, disse em entrevista à Associated Press (AP), que a principal teoria para explicar a propagação da doença é a transmissão sexual entre homens gays e bissexuais em duas raves realizadas nos dois países.

“É muito possível que alguém tenha se infectado, desenvolvido lesões nos genitais, nas mãos ou em outro lugar, e depois tenha espalhado para outras pessoas quando houve contato físico ou sexual próximo”, disse Heymann. “E então houve esses eventos internacionais que semearam o surto em todo o mundo, nos Estados Unidos e em outros países europeus.”

Se confirmada a teoria, o surto atual segue roteiro atípico para a doença, já que na África Central e Ocidental — onde a doença é endêmica —, as pessoas são infectadas na maioria das vezes por animais como roedores selvagens e primatas, e os surtos não se espalharam para além das fronteiras.

Um relatório do governo alemão obtido pela AP, disse que espera ver mais casos e que o risco de pegar a varíola do macaco “parece estar principalmente em contatos sexuais entre homens”.

Os quatro casos confirmados na Alemanha foram associados a exposição à doença em “eventos de festa, incluindo nas Ilhas Canarias e em Berlim, onde ocorreram atividades sexuais”, afirmou o documento.

As autoridades de saúde de Madri disseram nesta segunda-feira (23) que a cidade registrou 30 casos confirmados até agora. Segundo Enrique Ruiz Escudero, conselheiro de saúde da capital espanhola, as autoridades estão investigando possíveis ligações entre um evento de orgulho gay nas Ilhas Canárias, que atraiu cerca de 80 mil pessoas, e casos de 

pessoas que testaram positivo para a doença após frequentar uma sauna em Madri.

Heymann presidiu uma reunião urgente do grupo consultivo da OMS sobre ameaças de doenças infecciosas na última sexta-feira (20) para avaliar a epidemia em andamento. Ele disse que não há evidências que sugiram que a varíola possa ter se transformado em uma forma mais infecciosa.]

A varíola do macaco normalmente causa febre, calafrios, erupções cutâneas e lesões no rosto ou genitais. Ela pode ser transmitida através do contato próximo com uma pessoa infectada ou suas roupas ou lençóis, mas a transmissão sexual ainda não foi documentada.

A maioria das pessoas se recupera da doença após várias semanas, sem precisar de hospitalização. As vacinas contra a varíola também são eficazes na prevenção da varíola do macaco. Alguns medicamentos antivirais já estão sendo desenvolvidos.

Nos últimos anos, a doença foi fatal em até 6% das infecções, mas nenhuma morte foi relatada entre os casos atuais. A OMS disse que os casos confirmados até agora são do grupo menos grave da doença e parecem estar ligados a um vírus que foi detectado pela primeira vez em casos vindos da Nigéria para a Grã-Bretanha, Israel e Cingapura em 2018 e 2019

Apesar do surto, Heymann enfatizou que é improvável que a doença desencadeie uma transmissão generalizada. “Isso não é covid”, disse ele. “Precisamos desacelerá-lo, mas ele não se espalha no ar e temos vacinas para protegê-lo”, afirmou o conselheiro da OMS.

Heymann disse também que os estudos sobre o surto devem ser conduzidos rapidamente para determinar se a varíola do macaco pode ser transmitida por pessoas sem sintomas, e que as populações em risco da doença devem tomar precauções para se proteger.

A OMS informou que o surto é “um evento altamente incomum” e que o fato de casos estarem sendo vistos em tantos países diferentes sugere que a doença pode estar se espalhando silenciosamente há algum tempo. O escritório da OMS na Europa alertou que, à medida que o verão começa em todo o continente, aglomerações, festivais e festas podem acelerar a propagação.

Outros cientistas apontaram que será difícil distinguir se é o sexo em si ou o contato próximo relacionado ao sexo que impulsionou a recente disseminação da doença por toda a Europa. “Por natureza, a atividade sexual envolve contato íntimo, aumentando a probabilidade de contágio, independentemente da orientação sexual de uma pessoa e do modo de 

transmissão”, disse Mike Skinner, virologista do Imperial College London, para a AP.

No domingo, a principal conselheira médica da Agência de Segurança da Saúde da Grã-Bretanha, Susan Hopkins, disse esperar que mais casos de varíola sejam identificados no país “diariamente”. 

Autoridades do Reino Unido disseram que “uma proporção notável” dos casos na Grã-Bretanha e na Europa ocorreu em homens jovens sem histórico de viagens à África e que são gays, bissexuais ou fazem sexo com homens. Autoridades em Portugal e Espanha também disseram que seus casos ocorreram em homens, principalmente aqueles que fizeram sexo com outros 

sexo com outros homens e cujas infecções foram detectadas quando procuraram ajuda em clínicas de saúde sexual.


Vírus da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

 

Fonte: valor.globo.com

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br