Notícia | CaradaWeb - Dia mundial do Dentista

Plantão
É Hoje!

Dia mundial do Dentista

Publicado dia 03/10/2022 às 05h05min
No dia 03 de outubro se comemora o dia mundial do dentista

3 de outubro é o 276.º dia do ano no calendário gregoriano (277.º em anos bissextos).  Hoje  segunda-feira, estamos na 40ª semana de 2022, é primavera, 3º milênio século XXI.Faltam 89 dias para acabar o ano.

Dia Mundial do Dentista

O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e a saúde da boca humana. Além disso, aproveita-se a oportunidade para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.

A comemoração surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos nesta data no ano de 1840, a Baltimore College of Dental Surgery, em Baltimore, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o Dia do Dentista é comemorado também em 25 de outubro.

O registro mais antigo da profissão é relatado na Mesopotâmia no período de 3500 a.C., o que demonstra a busca de cuidados com os dentes e a importância do profissional para sociedade.

Mesmo que a Arte Dentária, como era chamada, seja praticada desde a Pré-História, as atividades da profissão passaram por muitos avanços, principalmente pelas contribuições do francês Pierre Fauchard, considerado o “Pai da Odontologia”.

 

dia mundial do dentista

Dia do dentista no Brasil

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista Brasileiro.

A data foi escolhida, pois os primeiros cursos de odontologia do Brasil surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia, determinados pelo decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884.

Posteriormente, o Conselho Federal de Odontologia, criado pela Lei Nº 4.324 de 14 de abril de 1964, oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

Mensagens e frases para o Dia do Dentista

"Parabéns a toda classe que cuida com tanto esmero da nossa dentição. Somos eternamente agradecidos por ter esse profissional pronto a nos tirar a dor de um dente que nos mata, principalmente, à noite. Há uma maneira bonita de homenageá-los, fazendo visitas periódicas, evitando as possíveis encrencas noturnas e tratamentos de canais dolorosos. Todo profissional da área não gosta de dentes mal cuidados. Geralmente, um dente a menos, um pivô a mais, cáries profundas são sinais de fraqueza no pobre e corroído personagem. Então, faça regularmente o seu check-up e sorria sempre no dia 25 de outubro, na data de quem sempre cuida da sua dentição. Um viva a todos os Odontólogos do mundo inteiro".

"Que as suas mãos consigam, cada dia mais fazerem as pessoas sorrirem. Parabéns pelo seu dia!"

"Produzir um sorriso é multiplicar a felicidade. Parabéns para todos os Dentistas do Brasil!"

 

 

Fonte: calendarr/Wikipédia

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Idoso ou velho

26 de março de 2024 às 08:19:59

Perdão de mãe

21 de março de 2024 às 11:38:45

Bolsonaro indiciado

20 de março de 2024 às 14:17:04

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br