CaradaWeb

Policial

Senhor do Bonfim - BA: Homicídio gangsteriano na noite de sábado

A motivação e a autoria dos crimes ainda são uma incognita a ser solucionada pelos órgãos competentes

Homicídio com caractéristicas claras de execução e uma tentativa foram registrados nesse sábado(07), aproximadamente às 22:00, na cidade de Senhor do Bonfim no centro norte do estado na BR 407 nas proximidades do posto Bela Vista.

No episódio foi vitimado o um homem identificado pelo nome de  Adalberto Henrique, conhecido popularmente como Beto Cigano (vitima do homicídio) e Tainá Vieira da Silva ( vitima da tentativa).

As informações dão conta de que Beto Cigano transitava em um veículo Pálio de cor preta pela BR 407  acompanhado porTainá, e, nas proximidades do posto Bela Vista dois homens, ainda não identificados, em uma motocicleta, também ainda não identificada, se aproximaram do veículo Pálio, e abriram fogo, resultando em aproximadamente seis tiros na cabeça de Beto, que foi a óbito, e dois em Tainá, sendo atingida nas costas e ombro.

A motivação e a autoria dos crimes ainda são uma incognitas a serem solucionadas pelos órgãos competentes. Porém o que chama a atenção é a ousadia e forma com que os crimes foram executados, nos fazendo lembrar dos filmes de gangsters que assistimos nos cinemas e na TV. Senhor do Bonfim há um tempo vem sofrendo com um número elevado de crimes dessa natureza. 

A imagem do carro à beira da pista com o vidro perfurado de balas nos remete cenas de filmes consagrados de gângsters como O Poderoso Chefão, O Homem da Máfia, NARCOS e outros  similares de grande sucesso, porém é importante salientar e deixar muito bem claro, que , apesar da fama e de todo o Glamour em torno dos filmes e seus protagonistas, os mesmos são obras de ficção, por mais que em alguns casos sejam baseados em fatos reais, tratam-se, os protagonistas, de criminosos que usam o crime como meio de vida e/ou para atingir seus objetivos também criminosos. E por muitas vezes, um grande números de pessoas confundem  a ficção com a realidade trazendo-a para a vida real que é bem diferente, e que deixa bem claro, a realidade,  através dos exemplos, que o crime não compensa e que só tem dois destinos a cadeia e/ou a morte. Por tanto ser um criminoso,  ou um Gangster não é nem de longe  e nem deveria ser motivo de orgulho.

O que é Gangster?

Gangster é uma palavra inglesa que designa o membro de uma quadrilha de criminosos, um contrabandista ou um ladrão.

Em português, escreve-se "gângster". É um termo derivado da palavra inglesa "gang" (gangue, na grafia portuguesa). Em inglês, um gang pode ser um grupo de pessoas que trabalham em conjunto com o objetivo de alcançar algum propósito criminoso. Um gangster é um membro de uma organização criminosa que está envolvido em alguma atividade ilícita como contrabandojogotráfico de drogas, etc.

A origem dos gangsters aconteceu no Estados Unidos, quando a Emenda 18 (de 1919) proibiu a produção e venda de bebidas alcoólicas. Assim, surgiram várias quadrilhas que faziam o contrabando de álcool.

Mais tarde, quando a Emenda 18 ficou sem efeito, ocorreram várias tentativas para desmantelar as organizações criminosas comandadas pelos gangsters, mas isso não foi possível, porque elas já tinham atingido uma grande força e autonomia. Alguns dos contrabandistas mais famosos dessa altura foram Al Capone (em Chicago) e Lucky Luciano (em Nova Iorque).

Um dos mais famosos gângsters da história foi o americano de origem italiana Alphonsus Gabriel Capone, o Al Capone, que atuou em diversos crimes ligados ao contrabando, nos Estados Unidos, nos anos 1920 e 1930. Foi preso por sonegação de impostos.

Em francês, o termo correspondente é "apache" e em japonês "yakuza".

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/policial/2023/01/08/senhor-do-bonfim--ba-homicdio-gangsteriano-na-noite-de-sbado/3441.html