CaradaWeb

Meio Ambiente

Jaguarari - BA: Alerta! Onça na área

Existe uma onça circulando pelas imediações da Serra dos Morgados

Jaguarari é um município brasileiro do estado da Bahia localizado no Centro-Norte do estado. Possui um Núcleo residencial Pilar, para os trabalhadores da Mineração Caraíba S.A.. Possui diversos povoados e distritos, dentre os quais se destacam os mais importantes Jacunã, Gameleira, Santa Rosa de Lima, Juacema e Flamengo.

Em jaguarari  está localizada também a comunidade  Serra dos Morgados responsável por contribuir com boa parte da produção de frutas, verduras e até mesmo café para a região norte da Bahia, e é  nessa comunidade que acontece o fato motivador dessa matéria.

Segundo a Assessoria de comunicação daquele município através de informações prestadas à Secretaria de meio ambiente por populares, dão conta de que existe uma onça circulando pelas imediações da Serra dos Morgados.

A secretaria por sua vez via assessoria de comunicação informa e adverte a população do risco considerando que trata-se de um animal selvagem e também  alerta para o cuidado com meio ambiente e as consequências que poderão sofrer os autores de um possível abate desse animal.

A palavra jaguarari dada como nome  à cidade citada nessa matéria, é de origem indígena, significa Jaguar - "onça", ari - "pequena", portanto, a palavra significa "onça pequena", a aplicação dessa palavra  como identificação do município  tem relação com  um índio guerreiro do povos inígenas originários dessa região também chamado Jaguarari. Ainda nas lendas Amazônicas, refere-se ao índio encantado pela Iara.

Destarte torna-se sugestiva  a presença do felino em um município com esse nome.

Preservar a natureza é uma atitude inteligente, trata-se de um auto cuidado haja vista que somos parte dela. Fica a dica.

 

 

 

Fontes consultadas:

Wikpédia/ASCOMPJ/Dicionário informal/bolgvaldinei passos

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/meio-ambiente/2021/10/22/jaguarari--ba-alerta-ona-na-rea/1946.html