CaradaWeb

Meio Ambiente

Cascavel em Água Mineral

visitante flagra cascavel passeando no Parque Nacional de Brasília

Enquanto andava pela Trilha das Capivaras, no Parque Nacional de Brasília, um visitante se deparou com a ilustre presença de uma cobra cascavel na manhã desta segunda-feira (29/11). Também conhecido como Água Mineral, o local abriga diversas espécies de animais e é procurado por moradores da capital para praticar atividades ecológicas e de lazer.

 

“Além da surpresa e do medo, fiquei maravilhado com a beleza do animal, que deveria medir 1,5 metro. Parece que tinha acabado de se alimentar, pois estava com o estômago dilatado”, disse o jornalista José Carlos Vieira, que costuma passear nas trilhas da Água Mineral, recém-aberta. “É importante respeitar a fauna e a flora do parque, os intrusos somos nós”, acrescentou.

A chefe da Unidade de Conservação Juliana Alves explicou que não é comum essas espécies serem vistas na trilha Capivara, mas os encontros ocorrem eventualmente. “O Parque Nacional de Brasília cumpre seus principais objetivos de criação, como a preservação da fauna e da flora do bioma Cerrado; portanto há diversas espécies de serpentes em seu território”, destacou Juliana. “Ao avistar um animal silvestre, como as serpentes, os visitantes devem contemplar à distância, evitando qualquer tipo de interação direta”, orientou.

Devido à pandemia do coronavírus, o parque ficou fechado por alguns meses, mas está funcionando desde junho do ano passado. As piscinas reabriram para o público na segunda-feira (22/11). O funcionamento é das 6h às 16h, com permanência máxima até às 17h.

Água Mineral

Criado em 29 de novembro de 1961, o parque possui mais de 42 mil hectares. A principal atração é o conjunto de piscinas naturais. Outra opção, que leva muitos visitantes ao local, é para a prática de esporte em contato com a natureza. O parque dispõe de duas trilhas de pequena a média dificuldade: a da Capivara – trilha para caminhada, indicada para crianças acompanhadas por um responsável e com duração aproximada de 20 minutos; e a da Cristal Água – para caminhada e prática de mountain bike,  com duração de 1h a 3h40 de caminhada e de 20 minutos a 1h30 de bicicleta, conforme percurso escolhido.

Além da flora rica em biodiversidade, a fauna é abundante, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica e ouriço-caixeiro. Várias outras espécies não ameaçadas também podem ser encontradas na Unidade de Conservação, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

 

 

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/meio-ambiente/2021/11/29/cascavel-em-gua-mineral/2103.html