CaradaWeb

Espiritualidade

Porque não haverá recompensa para o homem mau

Existem dois tipos de recompensas – coisas boas para o bom comportamento, e coisas ruins para o mau comportamento

Porque não haverá recompensa para o homem mau; e a lâmpada do perverso será apagada.

Provérbios 24:20

Homens perversos serão recompensados de uma forma ou de outra. Deus recompensará os homens perversos com lamento, dor e morte. Ele interromperá a vida deles e enviará suas almas para a profundeza do tormento eterno.

Este versículo é a segunda metade de um provérbio. Temos aqui a primeira metade: “Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios” (Pv 24:19). Você não deve se preocupar ou ficar com inveja ao presenciar a prosperidade dos homens perversos; Deus não permitirá que tenham um bom fim.

Quando Salomão escreveu aqui que um homem mau não terá recompensa, ele quis dizer, não terá uma boa recompensa; isto é, não terá bênçãos e favores celestiais. Deus não recompensará homens perversos com tais coisas boas – Ele os recompensará com castigo para dolorosamente os destruir, como afirmado na última sentença. Deus apagará as suas velas: Ele porá um fim à vida perversa deles.

Uma grande regra da sabedoria é saber o futuro certo dos homens perversos. O SENHOR Jeová fez todas as coisas para Si mesmo, até os homens perversos sobre os quais Ele trará o mal sobre eles (Pv 16:4). O doce salmista escreveu, “Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus.” (Sl 9:17). Não importa se eles jogam na Seleção Brasileira de Basquete, se ganham o Oscar em Hollywood, se apresentam eles nas notícias vespertinas da TV, ou se sentam numa escrivaninha no Palácio da Alvorada em Brasília.

Existem dois tipos de recompensas – coisas boas para o bom comportamento, e coisas ruins para o mau comportamento. Homens maus não receberão boas recompensas, mas serão recompensados – serão recompensados com a morte e o inferno. Os justos serão recompensados com as bênçãos e os favores de Deus, tanto agora como após a morte. Que contraste! De que forma você vai hoje escolher viver?

Homens piedosos não se afligem por causa dos homens perversos nem tem inveja dos sucessos temporários deles. Eles antecipam avidamente a vingança de Deus. “O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio. Então, dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.” (Sl 58:10-11).

A vela de um homem é a sua vida, como o Espírito mostra em outras passagens (Jó 18:5-6; 21:17; Pv 13:9; 20:20). A luz de vida tremula num homem vivo, mas no corpo de um homem morto não há sequer uma centelha. Considere os perversos e este provérbio da seguinte maneira: é mais fácil para o Deu celestial extinguir as vidas do ímpio do que você apagar uma vela!

É uma tentação normal se afligir ou se preocupar a respeito dos perversos se darem bem com suas maldades; é comum invejar a aparente felicidade e prosperidade deles. Mas a instrução da sabedoria é aprender que tal visão míope a respeito deles é estupidez. Pare de se afligir e invejar e se regozije com a destruição deles muito em breve (Sl 37:1-3; 73:1-22; Pv 3:31-35; 23:17-18; 24:1-2)!

Você escolhe todos os dias que tipo de recompensa você obterá. Moisés disse a Israel antes de morrer, “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.” (Dt 30:19). Seu futuro e o da sua família dependem da sua escolha de hoje.

 

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/espiritualidade/2022/11/24/porque-no-haver-recompensa-para-o-homem-mau/3406.html