CaradaWeb

É Hoje!

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Celebramos no dia 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

03 de dezembro é o 337.º dia do ano no calendário gregoriano (338.º em anos bissextos).  Hoje  sábado, estamos na 48ª semana de 2022, é primavera, 3º milênio século XXI.Faltam 28 dias para acabar o ano.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Celebramos no dia 3 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992, com o objetivo de promover a conscientização da população mundial sobre a importância de oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, bem como de assegurar os seus direitos e deveres.

 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência costuma ser marcado por debates sobre as conquistas das pessoas com deficiência, e também sobre a inclusão desse público na sociedade, tanto na esfera social quanto na profissional. Entre os assuntos discutidos no âmbito da promoção da igualdade está a acessibilidade, que ainda é um problema nas cidades e também nos ambientes privados.

 

Quem é a pessoa com deficiência?

 

Segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, deficiência é toda “perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

 

Dessa maneira, pessoas com deficiência são aquelas que possuem alterações físicas e/ou mentais que comprometem a realização de algumas atividades. Essas condições podem existir desde o seu nascimento, ou serem adquiridas ao longo da vida devido a acidentes, violência ou traumas, por exemplo. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.

 

Tipos de deficiência física

 

Classifica-se a deficiência em:

Auditiva

Se caracteriza pela perda bilateral, parcial ou total, da audição. Pode ser causada tanto por má-formação, quanto por lesões nas estruturas que compõem o aparelho auditivo.

Visual

Deficientes visuais apresentam cegueira total ou baixa visão, o que dificulta ou impossibilita a percepção de imagens e da luz.

Física

Se caracteriza por alterações físicas que comprometem ou impossibilitam a realização de algumas atividades. Porém, políticas públicas estão incentivando cada vez mais a participação de deficientes físicos em esportes, e como exemplo temos as Paraolimpíadas.

Mental

Atinge o funcionamento intelectual das pessoas, e por isso pode prejudicar o aprendizado escolar, por exemplo. O problema aparece antes dos 18 anos, geralmente ainda na infância.

Múltipla

Existe deficiência múltipla quando duas ou mais deficiências estão associadas.

Bolsa de estudo para fazer faculdade

Para atuar no ramo da saúde com a prestação de cuidados para pessoas com deficiência, ou ainda ingressar em outra área do conhecimento, não deixe de investir na graduação. E sim, é possível fazer faculdade sem gastar muito. Para isso, inscreva-se no Educa Mais Brasil e garanta uma bolsa de estudo para estudar nas melhores faculdades privadas com até 70% de desconto em suas mensalidades.

 

O Educa Mais Brasil é o maior programa privado de inclusão educacional do nosso País. Ao longo dos seus 19 anos de atuação, já ajudou milhares de estudantes de diferentes modalidades, e você pode ser o próximo. Garanta agora o seu desconto.

Página:

https://caradaweb.com/noticia/-hoje/2022/12/03/dia-internacional-das-pessoas-com-deficincia/3412.html