CaradaWeb

É Hoje!

Dia Internacinal da Liberdade

No dia 23 de janeiro se comemora o dia Internacional da Liberdade

23 de janeiro é o 23.º dia do ano no calendário gregoriano . Hoje segunda-feira, estamos na 3ª semana de 2023, é verão, 3º milênio século XXI.Faltam 342 para acabar o ano (343 em anos bissextos).

Dia Mundial da Liberdade

Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril, mas a data internacional para celebrar a liberdade calha no calendário a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.

A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.

Dia da liberdade

Liberdade na Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Já o Artigo 2.º refere que: “Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação.”

Página:

https://caradaweb.com/noticia/-hoje/2023/01/22/dia-internacinal-da-liberdade/3459.html